segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Diálogos Interbacia de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

Objetivos do Evento

OBJETIVOS PERMANENTES DO DIÁLOGO
– Discutir e avaliar os resultados e avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, por todos os educadores e técnicos que atuam nas bacias hidrográficas.
– Promover o entendimento e integração entre os diversos agentes ambientais que atuam nas bacias hidrográficas, propiciando a troca de experiências entre suas práticas em educação ambiental e gerenciamento de recursos hídricos e sua capacitação permanente.
– Incentivar a implementação de políticas, programas, projetos e ações de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, promovidos e/ou apoiados pelos Comitês de Bacias e seus membros.
– Identificar e premiar, entre os participantes do Diálogo, as melhores práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
– Articular a integração de ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando a sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção das águas e florestas.
– Disponibilizar informações sobre as Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos e promover a integração entre os Comitês de Bacias e as instituições do ensino formal e informal.
03. Cinema e Meio Ambiente25 vagas
Ementa: A oficina “Cinema e Meio Ambiente” tem como proposta básica a introdução da linguagem audiovisual aliada à questão ambiental. Para isso será exibido o documentário “Ritos de rios e ruas”. O gênero documentário possui maior proximidade com a realidade na forma como é vivenciada, sua utilização tem o potencial de aproximar um pouco mais os participantes da situação abordada, mais do que apenas a representação parcial, condensada ou fragmentada dos filmes comerciais. Como representação da realidade, o documentário “Ritos de rios e ruas” procurou um conceito próprio no campo da questão socioambiental, para designar um conjunto de relatos com a consistência de ‘testemunhos’, a respeito de um projeto. O filme revela-se como um instrumento adequado e útil ao aprendizado, possibilitando além da aprendizagem do conteúdo, também a mudança de atitudes e a aquisição de valores de preocupação e proteção com o meio ambiente.
Objetivos:
• Apresentar o audiovisual como linguagem que pode ampliar e facilitar a compreensão sobre temas ligados a Educação Ambiental;
• Estimular a compreensão de valores atribuídos a essa atividade voltada para o
desenvolvimento perceptivo, em diálogo com o espaço urbano;
• Facilitar, incentivar e desenvolver nos participantes meios para investigação e desenvolvimento, a partir do uso de câmeras simples, de conceitos críticos em relação ao ambiente no qual estamos situados.
Metodologia:
Iniciaremos nossas atividades exibindo o filme documental “Ritos de rios e ruas”, produzido pelo Coletivo ALMA no ano de 2013. O documentário mostra uma trajetória pelas Cabeceiras do rio Tietê, conhecendo pessoas e paisagens que fazem a história da região. De forma crítica e poética, a obra traz uma reflexão sobre o processo de urbanização na região e as consequências deste processo no dia-a-dia das comunidades.
Após a exibição do documentário, faremos uma roda de conversa, onde abordaremos a linguagem do audiovisual como método para transmitir e discutir diversas práticas ligadas ao meio-ambiente. Também contextualizaremos o filme a partir das questões ambientais, com ênfase na questão dos recursos hídricos e do meio-ambiente urbano.
Depois será proposta aos participantes uma saída pelo entorno da região do evento para que sejam produzidas imagens dentro do contexto da conversa. O grupo será divido de acordo com a proposta e com o número de participantes e cada grupo ficará com uma câmera e será responsável pela feitura de imagens, a partir da conversa que se estabeleceu pós-filme.
Os filmes de curta duração criados pelos participantes podem ser de cunho informativo ou mesmo poético, conforme as características criativas de cada grupo participante; quando retornarmos as imagens realizadas serão exibidas sem edição para que os participantes possam debater sobre o tema, tendo a linguagem audiovisual como ferramenta facilitadora para a educação-ambiental.
Público alvo: Educadores e outros interessados.
Responsáveis pela oficina: Orientadores Coletivo Alma
– Eliana Maurelli. Bacharel em ciências sociais, arte-educadora, produtora audiovisual e videógrafa.
– Jonilson Montalvão. Fotógrafo, artista-educador e videógrafo.

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