quarta-feira, 1 de maio de 2013

CALENDÁRIO DE EXIBIÇÕES DO DOCUMENTÁRIO "RITOS DE RIOS E RUAS"


Documentário

CALENDÁRIO DE EXIBIÇÕES DO DOCUMENTÁRIO 
RITOS DE RIOS E RUAS

MAIO
04/05 (sábado) às 19h - Lançamento do documentário e bate papo com realizadores e entrevistados
CIARTE - Centro de Cidadania e Arte de Mogi das Cruzes - antigo Cine Odeon - (R. Ricardo Vilela, 69 - Mogi das Cruzes)

10/05 (sexta) Oficina de Bolso - Introdução à Criação Audiovisual (às 16h)  + Exibição do Documentário (às 19h)  - Galpão Arthur Netto (R. Fausta Duarte de Araújo, 23 - Mogi das Cruzes

23 e 24/05 (quinta e sexta) Oficina de Bolso - Introdução à Criação Audiovisual (às 16h)  + Exibição do Documentário (às 19h) - Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi (R. Benjamin Constant, 631 - Suzano)

26/05 (domingo) - Oficina de Bolso - Introdução à Criação Audiovisual (às 16h)  + Exibição do Documentário (às 19h) - Ponto de Cultura Estação Cultural Sabaúna ( Pça dos Expedicionários, s/n Sabaúna - Mogi das Cruzes)

JUNHO:
06/06 (quinta) - Oficina de Bolso - Introdução à Criação Audiovisual (às 14h) + Exibição do Documentário (às 18h) - Espaço Cultural Dita Parente (Rua XV de Novembro, 760 - Salesópolis)

08/06 (Sábado) - Oficina de Bolso - Introdução à Criação Audiovisual (às 13h) + Exibição do documentário (às 16h) - Estação Literária (R. 19 de Setembro, 233 - Guararema)


O documentário Ritos de Rios e Ruas é uma produção coletiva que nasce do desejo de valorizar os conhecimentos nascidos no dia-a-dia, permitindo o registro e a difusão da rica cultura cotidiana que se expressa nos gestos dos moradores do Alto Tietê Cabeceiras.


A relação de apropriação com o lugar de moradia pode ser notada em hábitos e tarefas que muitas vezes passam despercebidos: os cuidados com o espaço da casa, a maneira de viver os espaços públicos abertos como ruas e praças, as brincadeiras das crianças, o entretenimento dos adultos, entre outras tantas pequenas e preciosas escolhas da vida diária.
Artesão entrevistado mostrando seu ofício

Os relatos revelam como os moradores da região vivenciam a transição entre os modos de vida rural e urbano, muitas vezes sobrepondo as duas tendências e criando hibridismos culturais extremamente criativos.
A equipe do documentário à beira do rio Claro - um dos afluentes do Tietê que possui água potável em abundância

As intensas transformações na paisagem decorrentes do processo de urbanização se dão de forma fragmentada: misturam-se resquícios da mata atlântica a culturas extrativistas predatórias, rios de água potável e pontos de despejo irregular de esgoto, pequenas construções em taipa e grandes condomínios... O registro audiovisual surge como ferramenta para elaborar um ponto de vista complexo sobre esse processo, incluindo aspectos muitas vezes subestimados como o potencial natural remanescente da região.

Entrevistado mostra sua oficina de construção de instrumentos musicais de percussão à beira do Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário